Como eu faço


A visita domiciliar (VD) é um conjunto de ações de saúde voltadas para o atendimento individual para cada paciente, por isso não é uma receita de bolo, seja ela assistencial ou educativo, os pacientes irão receber orientações conforme  os seus hábitos, costumes e ambiente.


Visitas  Domiciliar  é para todos , desde recém-nascidos até idosos com baixa e média complexidade,  sendo indicado para pacientes que precisam de um acompanhamento de profissionais da saúde, por um período determinado.

A nossa Assistência Domiciliar é uma forma humanizada de atendimento em saúde, com objetivo de dar aos pacientes  cuidados de uma equipe multidiciplinar no conforto de sua casa e na companhia de seus familiares e amigos.


Aqui na nossa unidade podemos observar que a maioria dos pacientes de (VD) são idosos que vivem sozinhos  e ociosos, fazendo com que o carinho e atenção seja suficiente para a melhora da saúde.

Relato de Pacientes:

-“Poxa fico contando os dias para você vir aqui, fico tão feliz”.

-“Eu necessito de visitas  toda a semana, rsrs”.
-"A chegada de vocês aqui é muito importante".

             Na visita Domiciliar das Agentes de Saúde é possível ver carinho dos nossos pacientes, e é muito gostoso, antes mesmo de entrar em seus lares podemos observar durante o caminho como é gratificante.
              Chego nas residências com um olhar holístico, onde posso observar tudo que esteja em volta desde do aspecto físico até  as condições  emocional deles (ACS Natália Souza).
             


Muitas das vezes encontramos tristes, chorosos e com alguma dificuldade.
      Alguns encontra-se em casa fechada sem nenhuma iluminação e corrente de ar aí conversamos e falamos sobre as necessidade de  estar com ambiente arejado.
       Devido à dificuldade de alguns pacientes com relação à medicação, a nossa equipe preocupa-se em estar ajuntando no controle das medicações diária do nosso paciente com déficit visual. 
     Nossa ACS Natália na residência de Dona Efigênia e do Sr. Edrizio.
         Hoje com a parceria que temos com os AVS, como passar despercebido os vasinhos de plantas, os ralos e as calhas dos telhados.
         Este é o nosso trabalho seja no sol ou na chuva estamos sempre a disposição a favor da qualidade de vida.






A visita domiciliar do Médico é feito na companhia do Agente de Saúde, na foto ao lado o Médico Dr° Pedro, em visita ao domicilio do senhor Argemiro Alves de 101 anos.







Além de uma consulta acolhedora, os moradores demonstram muito carinho, e é dispensada atenção por parte da equipe. Os moradores quase não os deixa ir embora.





Consulta de Enfermagem: em especial paciente Diabético e Hipertenso.


A atuação do enfermeiro nos programas de hipertensão e diabetes é de muita importância . Isso se dar por nossa participação em praticamente todos os momentos do contato dos pacientes com a unidade.

Por passarmos uma confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional. Assim podemos participar de forma ativa do  acolhimento podendo desta forma identificar os problemas e riscos que levam a uma hipertensão e diabete.

A consulta de enfermagem é totalmente educativa, não é apenas represcrição de receita e sim engloba uma cascata de atividades. Tudo inicia na historia familiar, estado emocional  sinais e sintomas. O nosso papel é fundamental além estimular o paciente em relação ao autocuidado com que se diz respeito a HAS ou DM  como: alimentação, atividade física que engloba a mudança de hábito. Acompanhamos e a sensibilizando o paciente sobre a sua condição de saúde e como seguir o seu plano de tratamento seja ele com famacologiscos ou com apenas mudanças de hábito.


O nosso papel faz diferença por estarmos receptivo, ouvindo queixas e problemas. Por sermos resolutivos no momento que resolvemos na unidade a questão do HAS e DM. Montamos estratégias e somos criativos na necessidade do paciente.



Depoimento de alguns moradores sobre o atendimento da enfermagem.



Atividade Realizada pelas Técnicas de Enfermagem

Técnica de Enfermagem Olinda
Orientando a Paciente Janaina Vilaça (em construção) Em breve vídeo
Filho Nicolas (nascido 13/09/2012)

A nossa conduta  com relação a amamentação surge desde o pré natal onde já orientamos sobre os cuidado necessário com os seios e preparando a futura mãezinha para este momento prazeroso. Com as mudanças natural do corpo. E é ai que surge as duvidas. Os seios crescem por que os ductos mamários e as células que produzirão leite estão se desenvolvendo.

Lembra  que a amamentação não deve doer deve ser algo prazeroso  para a mãe e o filho.




COMO AMAMENTAR
  • A aréola inteira dentro da boca para mamar.
  • Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir.
  • Não se preocupe com o tamanho do peito não tem nada a ver com a produção de leite.
  • O leite de verdade só aparece três ou quatro dias depois do parto.
  • O que vem antes, o colostro, é ótimo para o bebê.
  • Não se preocupe pois é normal o bebê perder cerca de 10% do seu peso nos primeiros dias. Com amamentação seu bebê volta a ganhar peso normalmente.
       VANTAGENS
  • Redução da incidência de doenças alérgicas, como alergias alimentares e asma.
  • Redução da ocorrência de diarreia.
  • Reduz a incidência de diabetes.
  • Redução no número de internações hospitalares.
  • Redução na ocorrência de otite média.
  • Redução na ocorrência de infecções respiratórias.
  • Reduz a incidência de câncer de mama.
  • Protege a mulher contra a osteoporose.
  • Torna mãe e filho mais íntimos.
CUIDADOS COM AS MAMAS
  • Para evitar rachaduras, tome banho todos os dias. Não passe sabonete no bico do peito.
  • O próprio leite protege a pele. Você não precisa usar pomadas nem cremes.
  • Tome sol nas mamas durante 15 minutos pela manhã.
  • Troque o Sutiã sempre que ele estiver molhado.
Atividade Promoção de Saúde


O projeto "Passe Livre" em curso no clube municipal é visto por nós como uma proposta de promoção de saúde para crianças e jovens. Baseia-se em ação articulada da família, da escola, sa saúde e da atividade esportiva nessa ordem de importância atuando de modo sincronizado.

Por meio da atividade lúdica exercitar a convivência harmonia das diferenças, a tolerância, o equilíbrio de perdas e ganhos próprios do viver, a saúde física e mental entre outros ganhos correlatos.  Além de pratica de exercicíos, a ESF tem como meta a prática de palestras e abordagem dos moradores da Ilha em eventos, nas praças ruas e nas escolas para ações com crianças e adolescentes. Assim promovendo saúde a todos os grupos do idoso a criança, por meios de atividades educativas e teatros, e grupos de promoção de saúde.


 



Atividade educativa sobre higiene pessoal para as crianças, com temas sobre Piolho, banho, escovação entre outras.






                   




Palestra sobre higiene oral na E. M. Joaquim Manoel de Macedo, sobre higiene Oral, com participação dos alunos. 












Atividade educativa sobre a Dengue.













Visita Domiciliar das ACS,  juntamente com equipe clínica. Visita  para verificar paciente diabéticos e que necessitam de visitas semanais.






Evento de Inauguração da Biblioteca com apresentação do grupo de teatro com tema sobre DST para população. 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

PRAÇA BOM JESUS, 40 - ILHA DE PAQUETÁ - RJ

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21)3397-2103

Tecnologia do Blogger.